Artigos

Domingo, 28 Novembro 2021 15:09

MENTIRA

Escrito por
MENTIRA “Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.”. (At 15.1) Escrito por Lucas, o livro de Atos dos Apóstolos mostra de maneira reduzida toda a trajetória da expansão da fé cristã no primeiro século. Reduzida porque a narrativa tem o seu foco nas ações de uns poucos discípulos, não abarcando as atividades dos demais que saíram pelo mundo de então anunciando a salvação por meio da fé em Jesus Cristo. Os registros de Lucas mostram muita clareza que em todo o tempo o Espírito…
Segunda, 22 Novembro 2021 18:57

CONTENTE

Escrito por
CONTENTE “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hb 13.5)  Não se sabe com ampla certeza quem foi o autor da carta aos Hebreus. Há fundadas suspeitas que pelo estilo da escrita e pelo amplo conhecimento da lei de Moisés inserido na narrativa, o seu autor seja o apóstolo Paulo, todavia, isso é assunto que os estudiosos e teólogos ainda não encontraram respostas. Veja que o autor da carta teve a preocupação de deixar claro, evidente e sem sombras de dúvidas que aqueles que tinham confessado…
Segunda, 15 Novembro 2021 16:44

CALA A BOCA

Escrito por
CALA A BOCA “muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.”  (Mc 10.48)   O evangelista Marcos não foi discípulo de Jesus e seu nome era João Marcos, filho de Maria cuja casa foi palco de intensa oração a favor de Pedro que estava preso por ordem de Herodes (At 12.1-11). Segundo os historiadores e a tradição judaica, o homem que escapou correndo sem roupas quando da crucificação de Jesus era mesmo o evangelista Marcos (Mc 14.41). Outro detalhe da vida de João Marcos é que ele foi o…
Segunda, 08 Novembro 2021 14:05

CLIMA

Escrito por
CLIMA “Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus” (Js 23.11)   Josué é o sexto livro na ordem bíblica e conforme os teólogos seu autor foi Josué, sucessor de Moisés e homem que liderou e guiou o povo de Israel para ás terras de Canaã. Anteriormente Josué era assessor de Moisés e foi indicado por Deus como  seu substituto. A narrativa do livro está concentrada nas campanhas militares que culminaram com o definitivo estabelecimento do povo de Israel nas terras que Deus havia prometido quando saíram do Egito. Josué fez as divisões das terras e…
Segunda, 01 Novembro 2021 11:45

SUMIDO

Escrito por
SUMIDO “Encerradas as comemorações, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles notassem.” (Lc 2.43)   Lucas era grego e morava na cidade de Antioquia, região da Síria. Tinha por atividade a medicina e embora não fosse discípulo de Jesus, é bem provável que ele estabeleceu muitas conversações com o grupo, até porque em sua narrativa Lucas diz que procurou se informar minuciosamente de tudo o que aconteceu, de forma que seu evangelho se fundamentou em fatos que foram vistos e/ou presenciados por pessoas que estiveram e acompanharam Jesus (Lc 1.2-4). Ambientando a passagem…
Domingo, 24 Outubro 2021 16:13

GADO

Escrito por
GADO “O boi conhece o seu possuidor, e o asno, o estábulo do seu dono; mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento.” (Is 1.3) O livro de Isaías foi escrito pelo profeta de mesmo nome. Dentre os mensageiros de Deus do Antigo Testamento, certamente que Isaías foi quem mais atuou e quem mais profetizou. Seu ministério de atuação foi exercido durante quatro reinados de Judá, quando os reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias governaram a nação judaica. Suas mensagens advertiram tanto o povo judeu como outras nações, instruindo-as para que mudassem seus comportamentos, se arrependessem de…
Segunda, 18 Outubro 2021 09:07

JUSTIÇA

Escrito por
JUSTIÇA “…pois qual é a parte dos que desceram à batalha, tal será também a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais”.  (1 Sm 30.24)   Samuel, filho da ex-estéril Ana, foi juiz, profeta e sacerdote em Israel e conforme os estudiosos, são de sua autoria grande parte dos dois volumes que levam o seu nome (1 e 2 Samuel). O primeiro livro de Samuel traz as ações do governos de Saul e Davi e faz a ponte ligando o período histórico que Israel não teve rei com o reinado de Saul e posteriormente com o reinado…
Segunda, 11 Outubro 2021 09:44

PROMOTOR

Escrito por
PROMOTOR “Eu sou de Paulo”, “Eu sou de Apolo”, “Eu sou de Cefas”, “Eu sou de Cristo.” (1 Co 1.12) Após a sua conversão o apóstolo Paulo escreveu trezes cartas à diferentes destinatários. Não existem nenhumas dúvidas que depois de Cristo ele foi o maior doutrinador do cristianismo, orientando, ensinando e advertindo os cristãos sobre diferentes temas, sempre guiado pelo poder do Espírito Santo. Aos irmãos da comunidade cristã que estavam na cidade de Corinto, ele escreveu duas cartas em um curto intervalo de tempo. Contextualizando o versículo acima, tem-se que na recém estabelecida igreja de Corinto, havia sido detectado…
Segunda, 04 Outubro 2021 11:33

VERGONHA

Escrito por
VERGONHA  “Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estrangeira?” (Sl 137.4)   O livro dos salmos possui cerca de 150 poemas de diversos autores, mas a grande maioria foi escrita pelo rei Davi. Segundo os historiadores, o livro de Salmos abrange um período de aproximados mil anos e seus poemas retratam o momento em que cada autor vivenciou. Assim, tem-se salmos que exaltam a Deus, outros mostram a confiança no Senhor, tem àqueles que glorificam, que louvam e que adoram o Deus de Israel e tantos outros mais. Enfim, todos eles apontam para um Deus que não falha…
Segunda, 27 Setembro 2021 13:41

PROPOSTA

Escrito por
PROPOSTA  “E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.” (Lc 24.13)   Lucas era um médico grego que viveu na cidade de Antioquia, na região geográfica da Síria. Não foi discípulo de Jesus, todavia, esteve bem próximos deles, reunindo informações que deram origem ao seu evangelho (Lc 1.1-4). Era amigo do apóstolo Paulo com quem esteve acompanhando as viagens missionárias, ocasião em que fez um diário dos principais eventos vindo a escrever o livro de Atos dos Apóstolos. Depois da crucificação, morte e ressureição de Jesus,…
Pagina 1 de 60

PUBLICIDADE