Artigos

Segunda, 09 Dezembro 2019 19:11

PERPLEXIDADE

Escrito por
PERPLEXIDADE “Assim que Zacarias o viu, ficou perplexo e um grande temor o dominou completamente” (Lc 1.12)   Embora Lucas não estivesse entre os doze discípulos de Jesus, é certo que seu evangelho traz muitas informações que foram coletadas juntos àqueles que acompanharam Cristo em seu ministério (Lc 1.4). Sobre Lucas, os historiadores afirmam com muita propriedade que ele teve a medicina como atividade profissional e isso é inclusive mencionado por Paulo na carta aos Colossenses (Cl 4.14).Sabe-se ainda que ele acompanhou Paulo nas viagens missionárias, fato esse que lhe deu subsídios para fazer a narrativa de Atos dos Apóstolos,…
Segunda, 02 Dezembro 2019 14:20

PROPÓSITO

Escrito por
PROPÓSITOS “Saul também retornou à sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujo coração Deus havia tocado”(1 Sm 10.26)   Samuel, autor de parte dos escritos dos dois volumes do livro que leva seu nome, era filho de Elcana e de Ana. A narrativa de Samuel traz a informação de que Ana não conseguia engravidar e orando a Deus por um filho, ela fez um voto ao Senhor: se ela concebesse, o filho seria entregue ao templo para servir a Deus (1 Sm 1.11). Tem-se, portanto, que Samuel nasceu de forma milagrosa e pode-se dizer sem sombras de dúvidas que…
Segunda, 25 Novembro 2019 11:21

ENTREGA

Escrito por
ENTREGA  “e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.” (Atos 5.2)   Escrito pelo evangelista Lucas, o livro de Atos dos Apóstolos tem sua narrativa nos registros do começo do que hoje se denomina igreja e que naquela época eram conhecidas como pequenos grupos cristãos. Esses grupos foram estabelecidos pelo apóstolo Paulo em diversas cidades por meio das viagens missionárias e todos eles enfrentaram muitos desafios para se consolidarem como unidade na fé cristã (1 Co 1.10-17; Gl 3.3 e Cl 2.8). O livro de Atos traz o…
Segunda, 18 Novembro 2019 14:33

PUREZA

Escrito por
PUREZA   “Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.” (Gn 1.3)   O livro de Gênesis mostra de maneira muito clara o início da trajetória do homem, cujo desenlace acontecerá no livro de Apocalipse, escrito pelo apóstolo João. Gênesis traz o início de todas as coisas e apresenta tudo o que foi criado pelo Senhor. Segundo os estudiosos a narrativa é de autoria de Moisés e o seu conteúdo apresenta o início do universo, da humanidade, do pecado e também o início da execução do plano divino de salvação do homem…
Segunda, 11 Novembro 2019 11:23

FRUSTRAÇÃO

Escrito por
FRUSTRAÇÃO “Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam de lavar suas redes.”  (Lc 5.2) Lucas é conhecido pelas palavras de Paulo como o médico amado (Cl 4.14). Esteve nas viagens missionárias com o apóstolo Paulo e sua narrativa, quase um diário, está registrada no livro de Atos. Lucas escreveu seu evangelho a partir de informações colhidas entre os apóstolos de Jesus e das outras testemunhas. Dentre os quatro evangelhos, sua narrativa é a mais extensa e nele, Jesus é apresentado como o Deus de toda compaixão, quer seja pelos doentes,…
Segunda, 04 Novembro 2019 10:11

SURDO

Escrito por
SURDO “No entanto, alguns arruaceiros saíram murmurando: Como poderá esse tal nos salvar? E o desprezaram e não lhe homenagearam com presente algum. Saul, contudo, se fez de surdo.” (1 Sm 10.27)   Ana era uma mulher estéril, todavia, ela orou ao Senhor e foi agraciada com um filho a quem deu o nome de Samuel. E como gratidão pela benção recebida, fez com que o menino fosse entregue para ser criado no templo, junto ao profeta Eli (1 Sm 1). E foi assim que Samuel se tornou sacerdote, profeta e juiz em Israel. Segundo os historiadores, são da autoria…
Segunda, 28 Outubro 2019 10:03

ALVO

Escrito por
ALVO “Todavia, nossos antepassados se recusaram a obedecer a Moisés; antes, o rejeitaram e, em seus corações, retrocederam ao Egito” (At 7.39)   Depois da morte e ressureição de Cristo os apóstolos se reuniram para cumprir a ordem deixada por ele e passaram a anunciar o evangelho inicialmente em Jerusalém, depois em toda a Judeia e posteriormente nas regiões mais distantes (At 1.8). Este começo da igreja foi registrado por Lucas no livro de Atos dos Apóstolos, noticia desde o derramamento do Espírito Santo, passando pelas consagrações dos primeiros diáconos, chegando ao estabelecimento das primeiras comunidades cristãs, mostrando as curas…
Segunda, 21 Outubro 2019 12:12

ESFORÇOS

Escrito por
ESFORÇOS “Nós, porém, oramos ao nosso Deus e pusemos guarda contra eles de dia e de noite” (Ne 4.9)   O livro de Neemias faz parte dos livros históricos do Antigo Testamento. Segundo os estudiosos e historiadores é bem provável que o autor do livro seja mesmo o próprio Neemias. Sabe-se que na Bíblia hebraica, Esdras e Neemias formavam um único livro e foram separados em unidades distintas na tradução das Sagradas Escrituras do hebraico para o grego, a conhecida versão chamada Septuaginta e dessa divisão seguiram-se nas traduções posteriores para outras línguas. O contexto do versículo acima está na…
Segunda, 14 Outubro 2019 20:38

DESPREZO

Escrito por
DESPREZO “Aquele que teve misericórdia dele”.(Lc 10.37)   Lucas escreveu o terceiro evangelho e também o livro de Atos dos Apóstolos. Em sua narrativa Lucas emprega palavras que não eram comuns aos judeus, ele usa a palavra “advogado” e não escriba, usa “mestre” e não rabino. Isso sugere que seu evangelho não foi dirigido ao povo de Israel, mas aos gregos e de maneira particular foi endereçado a um homem identificado por Teófilo, certamente um conhecido de Lucas que procurava saber mais sobre Cristo (Lc 1.3). O contexto da passagem acima está dentro da parábola sobre o bom samaritano, na…
Segunda, 07 Outubro 2019 09:54

ESCOLHIDO

Escrito por
ESCOLHIDO “Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem”. (1 Sm 10.22)    O versículo acima está contextualizado na coroação de Saul como escolhido por Deus para ser rei em Israel. Embora Deus tivesse abençoado a nação de Israel, houve um momento na história que o povo israelita optou por ter um rei que os governasse, assim como era nas nações vizinhas. Desta forma Deus orientou o profeta Samuel e Saul foi escolhido rei de Israel (1 Sm 10). Samuel era filho…
Pagina 1 de 50

PUBLICIDADE