Milton Marques de Oliveira
17/09/2024 - CULTO "FÉ & VIDA"
15/09/2024 - CULTO DE ADORAÇÃO AO SENHOR DEUS
FRAUDE
FRAUDE
"Tens nome de que vives, e estás morto". (Ap 3.1)
João, discípulo de Jesus, foi o autor do livro de Apocalipse, do quarto evangelho e mais três cartas. Dos doze discípulos, foi quem mais deixou registrado o que de Deus recebeu. Apocalipse é uma narrativa escatológica, onde o autor conta o que Deus permitiu que ele visualizasse (Ap 1.11). Apocalipse retrata as coisas que estão para acontecer, ou seja, num tempo que se aproxima (Ap 1.3).
Ambientando a passagem, tem-se as mensagens de Deus endereçadas as sete igrejas e a primeira igreja receber foi a igreja de Sardes (Ap 3.1-6).
Viver de aparências, de máscaras, enganando as pessoas é a rotina de muita gente. No mundo das tecnologias e das fraudes, o comum é o enganador se passar por uma pessoa que ele não é, assim, sem meias palavras, ele promove a ilusão e engana. As vítimas demoram descobrir a verdade, aliás, só descobrem a verdade depois de enganadas, quando o prejuízo e a vergonha batem à porta. Mas aí, infelizmente, é tarde demais e a desilusão já tomou conta do coração. A fraude já foi executada!
Jesus Cristo veio ao mundo com uma missão específica. Se sacrificar pelos pecados da humanidade e promover a reconciliação do homem com Deus, restaurando a comunhão que foi perdida. Em seu curto ministério, Jesus anunciou o amor e a graça de Deus as pessoas, curou os doentes, libertou os endemoniados, limpou os leprosos, deu direcionamento de vida, perdoou pecadores e ainda promoveu o ensino de sua doutrina, mostrando às pessoas que elas poderiam ter uma existência em paz com seus semelhantes. De forma resumida, Jesus ao reunir seus discípulos, tinha o objetivo de formar um povo de seguidores que fossem diferentes dos demais. Esses seguidores, mais tarde identificados como cristãos, deveriam seguir normas e doutrinas da vida cristã e jamais seguir os padrões mundanos (At 11.26).
A revelação que João recebeu sobre a igreja de Sardes era um negócio cruel. A igreja tinha aparência de que estava viva, nesse sentido considere que ela praticava as suas atividades religiosas, fazia suas reuniões, promovia as leituras das Sagradas Escrituras, tinha orações, cânticos e louvores. Tudo mostrava que a igreja de Sardes vivia intensamente o seu chamado, mas a palavra de Deus sobre ela é taxativa: “tens nome de que vives, e estás morto”. Ou seja, aos olhos humanos, aquela igreja deixava transparecer estar muito bem, mas era um negócio de fachada, ela se mostrava viva no exterior, mas interiormente estava morta. Tinha o nome de uma igreja operante, mas isso não era a realidade, era a mais pura fraude. Reflita!
Atente bem que Jesus demonstrou que a mudança nos corações de quem desejasse entrar no reino de Deus, era, espiritualmente falando, o nascer de novo (Jo 3.1-11). O novo nascimento, de ordem espiritual indicava que os verdadeiros seguidores deveriam ter comportamentos e atitudes totalmente diferentes. O seguidor de Jesus não deveria copiar o padrão comportamental da sociedade onde ele estava inserido, mas ter o padrão celestial como norma e assim, mostrar ao mundo que ele, enquanto cristão, não comungava a mesma cultura do povo. Ou seja, o cristão, deve viver na contra mão da cultura social. Reflita!
Mas nos dias atuais, isso não tem se traduzido como uma verdade a ser seguida. Cristãos reunidos como igreja, tem agido conforme as influências mundanas, promovendo eventos típicos da cultura social, indo frontalmente contra os padrões de Deus. “Pois tu és um povo consagrado a Yahweh, teu Deus; foi a ti que o SENHOR, teu Deus, escolheu dentre todos os povos sobre a face da terra para seres seu povo querido, seu tesouro pessoal.” (Dt 7.6) Todo o contexto bíblico mostra que Deus chamou um povo para si mesmo e chamou para ser um povo santo, ou seja, um povo separado das práticas mundanas, um povo que tivesse posturas e comportamentos diferentes, calcados na santidade (1 Co 1.1-2). Noutras palavras, se fosse para ter um povo que pensasse e agisse como todo mundo, não haveria necessidade de Deus fazer nenhuma exigência, simples assim. Pense!
"Não vos assemelheis, pois, a eles." (Mt 6.8). Essas foram as palavras de Jesus aos seus discípulos e ouvintes no Sermão do Monte. Hoje, muitas igrejas podem estar parecidas com a igreja de Sardes. Estão com aparências de vivas, mas é uma fraude. Uma verdadeira tragédia operando com realizações de eventos tipicamente mundanos, acrescentando a palavra gospel para dar um sentido religioso e iludindo os incautos. Suas lamparinas estão se apagando, iluminando cada vez menos e não atentaram para isso. E breve podem apagar por completo porque suas obras não foram achadas perfeitas diante de um Deus santo e justo. Noutras palavras, o convite para ser diferente continua valendo. Abraços!
Jesus Cristo Filho de Deus os abençoe.
Milton Marques de Oliveira - Pr
11/09/2024 - CULTO "MULHERES DE FÉ"
10/09/2024 - CULTO "FÉ & VIDA"
08/09/2024 - CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS
07/09/2024 - CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
DESORDEM
DESORDEM
“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” (Gn 1.2)
O livro de Gêneses, escrito pelo profeta Moisés, faz parte do conjunto denominado Pentateuco (Gêneses, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio) e traz além da criação de todas as coisas, as histórias dos patriarcas Abraão, Jacó, Isaque e José. A narrativa apresenta as histórias de outros personagens bíblicos muitos conhecidos como Adão e Eva, Caim e Abel, Ló, Sara e Ismael. Tem também as histórias das cidades de Sodoma e Gomorra, do dilúvio e da arca de Noé e também da torre de Babel. Enfim, Gêneses é um livro muito importante na história do cristianismo. Ou seja, toda a narrativa de Gêneses conduz para o Cristo, no plano perfeito de salvação na história da humanidade.
Ambientando a passagem acima, tem-se a narrativa do começo da criação do mundo e de sua composição. Um detalhe interessante é que no início não existia ordem. O texto diz que a terra era sem forma, vazia e desorganizada (Gn 1).
Veja que na gestão ou na administração, nada funciona corretamente quando a impera a desorganização. Projetos alcançam o resultado pretendido quando a ordem na execução são feitos com excelência. Ótimos projetos quando executados de maneira desorganizada, não atingirão resultados satisfatórios e isso não é bom. Pense nisso!
A terra era sem forma, não tinha vida e ela se resumia a uma simples massa. Todavia, a narrativa prossegue e no processo da criação as demais coisas foram tomando forma com as plantas e animais, os mares, a parte seca da terra, as nuvens e os astros e finalmente, tem-se a criação do homem. Interessante notar que naquela desordem e sem uma formatação, o Espírito Santo de Deus é citado e pode-se concluir que por meio dele houve a organização do conjunto que estava sendo criado. Antes eram trevas e escuridão, porém, o Espírito Santo de Deus cuidou de trazer ordem e luz em meio ao caos. Reflita!
Considere que a vida de muita gente pode ser comparada à terra mencionada pelo profeta Moisés, caos, desordem e trevas. Certamente que muitas pessoas vivem em meio a uma verdadeira escuridão, vivem em meio ao caos, uma vida vazia e sem nenhuma perspectiva de melhorias. Assim como o Espírito Santo de Deus veio trazer ordem e promover a separação entre as trevas e a luz, certamente que essa é a oportunidade para muitos que vivem em trevas sair dela e caminhar em um novo cenário de vida.
Atente bem que nos dias atuais, a existência humana em si tem sido infinitamente melhor que a vida de dez ou quinze anos atrás. Diversas tecnologias tem proporcionado condições ótimas de saúde, de transporte, de educação e isso sem contar que o meio ambiente tem sido aproveitado com melhores índices de eficiência no seu uso. Enfim, a vida é mesmo melhor. Todavia, quando se olha para o interior do mesmo homem que criou todas essas inovações tecnológicas, o que se enxerga é algo totalmente contrário.
O homem apresenta graves problemas existenciais, graves perturbações e vive digladiando com seus semelhantes, a ponto de desejar destruí-lo e até consegue fazer isso. Sem nenhuma dúvida, o homem está caminhando sobre uma linha tênue que separa o racional do irracional, que separa o abismo da planície e separa a paz da guerra. Almejando uma liberdade sem limites, na verdade o homem está se autodestruindo a passos largos, num caminho sem volta. E veja ainda que embora muitos façam esforços no sentido de dar mais informações e melhorar os níveis da educação e conhecimento, todos estes esforços parecem poucos, senão incapazes de mudar a mente humana. Noutras palavras, tudo está melhorando, exceto a natureza espiritual do homem.
Entretanto, mesmo em meio a esse caos e à essa desordem, compreenda bem que nada está perdido. Há solução para essa desordem humana, há solução para este caos que a vida humana tem se apresentado e esta solução passa pelo recepção do Espírito Santo de Deus. A terra era disforme, vazia e escura, mas o Espírito Santo de Deus trouxe forma, completude e luz.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co 5.17). Lembrando que não é obrigatório, mas essa nova criatura, transformada pelo Espírito Santo de Deus é uma realização revolucionária na vida de quem aceita a mudança proposta por Deus. Não de trata de uma transformação temporária com prazo de validade, mas de uma mudança radical na maneira de conduzir a vida física e logicamente, a vida espiritual. Lembre-se que a terra era desorganizada, mas o Espírito Santo de Deus veio para colocar ordem e é justamente dessa nova ordem que o homem necessita urgentemente. Amém? Abraços
Jesus Cristo Filho de Deus continue abençoando sua vida e seus projetos,
Milton Marques de Oliveira - Pr