Artigos

Domingo, 07 Julho 2024 10:04

MENTIROSO

Escrito por
MENTIROSO “um abismo, chama outro abismo, ao som das suas catapultas.”  (Sl 42.7) Verdadeiramente os Salmos são poemas que expressam o sentimento de seu autor. Se o autor estava alegre, satisfeito, ele escrevia um poema exteriorizando esse sentimento engrandecendo Deus. De forma contrária, caso a tristeza se manifestasse  em seu coração, ele clamava a Deus por um despertamento em sua vida. E assim, seus autores deixaram registrados suas realidades. Passados centenas de anos, os mesmos sentimentos ainda são vistos e observados, evidenciando a aplicabilidade dos Salmos em todos os tempos. O Salmo de número 42 foi escrito pelos filhos de…
Sábado, 29 Junho 2024 17:32

MALDADE

Escrito por
MALDADE “Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu amigo íntimo.” (Sl 55.13) Salmos ou poemas. É assim que podem ser vistos todo  o conjunto de capítulos que compõe o livro de mesmo nome. Seus autores são diversos, desde Salomão, Moisés, os filhos de Asafe e, logicamente  o mais conhecido de todos: o rei Davi. Aliás, quase a metade do livro tem sua autoria atribuída ao rei Davi. Os salmos expressam a situação de momento vivida pelo autor e uma dessas expressões são os lamentos, como se o autor conversasse com Deus, abrindo seu coração. O rei Davi…
Sábado, 22 Junho 2024 15:25

FAMÍLIA

Escrito por
FAMÍLIA  "..Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. (Lc 15.20) Lucas não era judeu e nem foi discípulo de Jesus. Tinha como atividade laborativa a medicina de sua época e escreveu também o livro de Atos dos Apóstolos. Era amigo de Paulo e o acompanhou nas viagens  missionárias, quando fez um diário da expansão da igreja cristã no mundo de então. Os evangelho de Lucas, Marcos e Mateus possuem bastante semelhanças nos seus relatos, todavia, apenas Lucas fez o registro da infância de Jesus. Seu evangelho apresenta Jesus…
Sábado, 15 Junho 2024 15:46

RENÚNCIA

Escrito por
RENÚNCIA “Se alguém quer vir após mim, negue-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Lc 9.23) O evangelista Lucas não era judeu. Segundo os historiadores ele nasceu em Antioquia/Síria. Pouco se sabe de sua conversão, mas ele era amigo de Paulo, com quem esteve nas viagens missionárias. É também de sua autoria o livro de Atos dos Apóstolos, que seria o complemento das informações do evangelho de Lucas. Sua narrativa tem muitas semelhanças com os textos de Marcos e Mateus, ficando as diferenças mais voltadas ao campo das visões de cada um. Lucas registrou a infância de Jesus…
Sábado, 08 Junho 2024 13:19

PUBLICIDADE

Escrito por
PUBLICIDADE "SENHOR, quero render-te graças de todo o meu coração, e proclamar todas as tuas maravilhas.” ( Sl 9.1) Os poemas que compõem o conjunto do livro dos Salmos foram reunidos num espaço temporal de quase mil anos. Os mais antigos são da época de Moisés e os mais recentes são do tempo posterior ao cativeiro dos judeus na Babilônia.  É consenso dos historiadores e teólogos que quase a metade deles tem sua autoria atribuída ao rei Davi, enquanto os demais são distribuídos a personagens conhecidos como Moisés, os filhos de Asafe, Salomão, os filhos de Coré e outros. O Salmo…
Sábado, 01 Junho 2024 14:00

TERRORISMO

Escrito por
TERRORISMO   “Porque  todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou o mal.”  (2 Co 5.10)   A segunda carta de Paulo a igreja da cidade de Corinto foi escrita pouco tempo depois da primeira carta, isso em meados do ano 56 DC. Se na primeira carta o apóstolo cuidou de responder algumas questões sobre o casamento, pecados e alimentos consagrados aos ídolos, na segunda carta ele respondeu às acusações que lhe foram feitas. Ou seja, nessa segunda carta, tem-se as lutas espirituais,…
Sábado, 25 Maio 2024 07:53

GOVERNO

Escrito por
GOVERNO “e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.” (Ap 4.2)   Apocalipse é o último livro da Bíblia e foi escrito pelo discípulo João quando este foi deportado para a ilha de Patmos, em virtude das perseguições contra os seguidores de Cristo. Apocalipse retrata as revelações que João recebeu mostrando o final dos tempos. Se nos quatro evangelhos Jesus é apresentado como sofredor, servo e filho de Davi, no livro de Apocalipse ele é apresentado em glória. Embora existam outras passagens relevantes dentro de outros contextos,  a citação sobre Jesus dizendo: ‘Aquele…
Domingo, 19 Maio 2024 15:13

GUERRAS

Escrito por
GUERRAS   “Ergue-te, pois..” (Gn 21.18)   Gêneses é o primeiro livro da Bíblia e foi escrito pelo profeta Moisés. O livro traz o registro da criação de todas as coisas. Nele tem-se a criação da terra, das águas, dos animais e das florestas e também da coroa da criação divina: o homem. Gêneses apresenta ainda as grandes histórias de Abraão, de Jacó, de Isaque e de José, grandes patriarcas da fé cristã. Ainda no livro é registrado a progressiva revelação de Deus ao homem, porquanto pecador e distanciado de seu criador. A narrativa apresenta a história de uma mulher…
Domingo, 12 Maio 2024 10:08

DÍVIDAS

Escrito por
DÍVIDAS “..quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Pv 22.7) O livro de Provérbios foi escrito há mais de três anos por Salomão. Segundo os estudiosos e historiadores, Salomão, filho do rei Davi foi um homem sábio que governou Israel e acumulou muitas riquezas. Provérbios ou ditados, são comuns no mundo todo e contém grandes verdades, quase sempre por meio de comparações ou contrastes. A Bíblia relata que Salomão escreveu mais de três mil provérbios e centenas de cânticos (1 Rs 4.32). Considere que as dívidas, sejam elas de quaisquer origem tem sido uma pedra no sapato de quem…
Sábado, 04 Maio 2024 21:31

JESUS!

Escrito por
JESUS “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”.(1 Co 3.11) A igreja que estava na cidade de Corinto foi fundada pelo apóstolo Paulo. Sabe-se que naquela cidade ele ficou anunciando a salvação em Cristo pelo tempo de um ano e meio (At 18.1-11). Muitos se converteram e dentre essas pessoas, tem-se a pessoa de Crispo que era o líder da sinagoga local (At 18.8; 1 Co1.14). A primeira carta aos Coríntios, que na verdade seria a segunda, haja vista a menção do próprio apóstolo Paulo de uma carta que se perdeu…
Pagina 1 de 74

PUBLICIDADE