Artigos

Segunda, 01 Março 2021 10:44

PERDAS

Escrito por
PERDAS “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.(Mt 16.25).   Mateus, também chamado por Levi, escreveu seu evangelho tendo os judeus como destinatários. Ele apresenta Jesus como o filho de Davi e uma particularidade observada em sua narrativa é a ênfase dada ao reino de Deus (Mt 1.1;12.23). Segundo os estudiosos, por mais de cinquenta vezes aparece a palavra reino e a expressão “reino dos céus”, numa clara demonstração do que Jesus veio anunciar. O contexto da passagem acima está no bloco de versículos falados por Jesus…
Quarta, 24 Fevereiro 2021 00:40

ALERTA

Escrito por
ALERTA “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso.” (Dn 5.22)   Daniel foi o escritor do livro que tem o seu nome. Sabe-se que Daniel fazia parte da elite judaica quando foi levado como escravo para a Babilônia juntamente com centenas de outros compatriotas. Naquela nação distante, ele se manteve firme e não permitiu que os costumes e a cultura daquele povo o influenciasse. Sua narrativa mostra as lutas e as dificuldades que lhe foram apresentadas, contudo, saiba que ele prevaleceu íntegro e Deus o honrou de maneira sobrenatural. O contexto…
Segunda, 15 Fevereiro 2021 08:51

INDIFERENÇA

Escrito por
INDIFERENÇA  “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” (Sl 121-4)   O livro dos Salmos é composto por diversos poemas e segundo os historiadores, ele contempla um período de mais de mil anos. Da totalidade de seus poemas, o rei Davi contribui com mais de setenta, os demais foram divididos entre outros autores, e dentre eles, tem-se Salomão, Moisés, os filhos de Coré, Asafe e outros. Percebe-se nos poemas as expressões de alegrias, felicidades, tristezas, exaltação e glorificação a Deus, confiança e socorro em Deus. O salmo 121 faz parte do grupo de quinze poemas (121 a…
Terça, 09 Fevereiro 2021 09:08

REVIRAVOLTA

Escrito por
REVIRAVOLTA “e fez o que era mau aos olhos do Senhor”. (2 Cr 33.2). Outrora havia somente um grande volume do livro de Crônicas, todavia, na tradução das Sagradas Escrituras da língua hebraica para o idioma grego (Septuaginta), os rabinos judeus entenderem de comum acordo em dividir todo o conteúdo em dois volumes, surgindo assim os dois livros de Crônicas. A tradição aponta que Esdras foi o autor da narrativa de Crônicas, registrando novamente as ações dos governos de Judá e Israel que foram feitas nos livros de Samuel e de Reis, todavia, sob outro ponto de vista. O contexto dessa…
Segunda, 01 Fevereiro 2021 10:22

COBIÇA

Escrito por
COBIÇA “..não cobicemos as coisas más que eles cobiçaram.”  (1 Co 10.6) O apóstolo Paulo foi declarado e reconhecido pelos historiadores como autor de grande parte dos escritos do Novo Testamento. Se outrora ele era um feroz inimigo dos cristãos, depois de sua conversão, ele se viu na responsabilidade de receber, por meio do Espírito Santo, muitas revelações que hoje fundamentam a doutrina e a fé cristã. Para a comunidade cristã que estava na cidade de Corinto, Paulo escreveu duas cartas, com pouca diferença temporal entre a primeira e a segunda. Nessa primeira carta o apóstolo Paulo aborda alguns assuntos que…
Terça, 26 Janeiro 2021 09:14

FANTASMA

Escrito por
FANTASMA “E subiu para o barco para estar com eles” (Mc 6.51)   O Evangelista João Marcos não foi discípulo de Jesus, todavia, se tornou amigo de Pedro de quem obteve e registrou muitas informações para escrever seu evangelho. João Marcos acompanhou Paulo e Barnabé nas viagens missionárias, inclusive foi o pivô de uma discussão entre estes dois (At 15.36-39). Marcos era filho de Maria, cuja casa foi o local onde muitos intercediam pelo apóstolo Pedro, que estava preso por ordem de Herodes e foi libertado de maneira sobrenatural (At 12.12). Após a multiplicação dos pães e depois de alimentar muitas…
Segunda, 18 Janeiro 2021 09:57

FELIZ

Escrito por
FELIZ “Possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja”. (Gn 26.14)   O livro de Gênesis trata do começo de todas as coisas e é o primeiro livro da bíblia. Juntamente com outros cinco livros, ele faz parte de um conjunto denominado Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Na narrativa, cujo autor é consenso entre os historiadores que se trata de Moisés, tem-se que Deus criou a terra, os mares, as florestas e os animais. Por fim, Deus criou a coroa de toda a criação: o homem. De maneira singular, Gênesis…
Segunda, 11 Janeiro 2021 19:55

PRINCÍPIOS

Escrito por
PRINCÍPIOS “...és tu aquele Daniel?” (Dn 5.13) O livro de Daniel tem sua autoria no profeta de mesmo nome. Conforme o vaticínio do profeta Jeremias, os caldeus atacariam a cidade de Jerusalém e destruiriam tanto a cidade como o templo e isso realmente se concretizou (2 Rs 25.8-11; Jr 25). Naquela época, muitos homens, mulheres e crianças foram levadas pelo rei caldeu Nabucodonosor na condição de escravos para a Babilônia e, dentre essa multidão estava a pessoa do jovem Daniel. Daniel fazia parte de uma linhagem nobre dos judeus e a narrativa não diz sobre a idade que ele e…
Segunda, 04 Janeiro 2021 15:03

CINISMO

Escrito por
CINISMO “...arrependei-vos, e crede no evangelho”(Mc 1.15) O evangelista Marcos não esteve entre os doze escolhidos por Jesus, todavia, sua presença foi notada nos momentos da crucificação, quando um homem que acompanhava os eventos a distância se viu perseguido pelos guardas. Na fuga, este homem deixou cair o lençol que lhe cobria e foi identificado como sendo Marcos, o evangelista que escreveu o evangelho que leva seu nome (Mc 14.51-52).  Segundo os historiadores, seu nome era João Marcos, filho de Maria, cuja casa foi local de fervorosa oração a favor do discípulo Pedro que estava preso e foi libertado de…
Segunda, 28 Dezembro 2020 12:49

MEDO

Escrito por
MEDO “Todavia, quando o medo me atacar, confiarei em ti!” (Sl 56.3) O livro dos Salmos é um conjunto de vários poemas e segundo os historiadores estes poemas foram agrupados e correspondem a um período de aproximados mil anos, de diferentes autores e em diferentes épocas. Da totalidade de poemas que compõe o livro, cerca de setenta deles são atribuídos ao rei Davi. Os salmos expressam diversos sentimentos vividos por seus autores em épocas distintas, assim, são encontrados salmos que expressam alegrias, confiança, felicidades, tristezas, exaltação a Deus e até mesmo dúvidas do homem em relação a Deus. O salmo…
Pagina 1 de 57

PUBLICIDADE