Artigos

Segunda, 19 Agosto 2019 11:11

OBEDIÊNCIA

Escrito por
OBEDIÊNCIA “Então, um anjo do Senhor falou a Filipe e lhe ordenou: “Apronta-te, e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém a Gaza” (At 8.26)   Livro de Atos, escrito pelo evangelista de nome Lucas apresenta o início da formação da igreja, as primeiras conversões inclusive a de Paulo e suas viagens missionárias, e os primeiros milagres depois da morte e ressureição de Cristo e as dificuldades da expansão da fé cristã no mundo de então. Certamente que Lucas deixou muita coisa sem registar em sua narrativa, mas pode-se hoje, relendo a história, imaginar quão…
Segunda, 12 Agosto 2019 19:32

FIDELIDADE

Escrito por
FIDELIDADE “Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se o SENHOR de Abraão e tirou Ló do meio da desgraça, destruindo as cidades onde Ló habitava”. (Gn 19.29)   O livro de Gênesis traz o começo da criação de todas as coisas. Escrito por Moisés, o livro apresenta diversos personagens que por meio de suas posturas e comportamentos deixaram um legado de fé, obediência e compromisso a Deus, seja na palavra, seja nas ações ou mesmo quando cumpriram fielmente tudo aquilo que Deus manifestara a eles. Ou seja, foram pessoas usadas pelo Criador para fazer valer os propósitos divinos aqui…
Segunda, 05 Agosto 2019 10:19

NÃO VOLTES

Escrito por
NÃO VOLTES “Não entres na aldeia...” (Mc 8.26)   Embora não tenha estado entre os doze discípulos de Jesus, sabe-se que Marcos foi companheiro de Pedro de quem se tornou amigo e registrou suas pregações. Dentre os quatro evangelhos, Marcos é considerado o menor deles, todavia, assume grande importância por apresentar Jesus como o servo, aquele que veio para servir (Mc 10.45). Segundo os historiadores é bem provável que Marcos tenha sido o primeiro evangelho a ser escrito e muitas informações que estão nos evangelhos de  Lucas e Mateus também são encontradas na  narrativa de Marcos. Um detalhe de Marcos…
Segunda, 29 Julho 2019 11:24

PLANO DE AÇÃO

Escrito por
PLANO DE AÇÃO “E concluiu José: “Agora, portanto, que o Faraó escolha um homem inteligente e sábio e o estabeleça sobre toda a terra do Egito.” (Gn 41.33)   Gênesis, escrito pelo profeta Moisés fala do começo de todas as coisas e é justamente neste livro onde se tem o início da revelação de Deus para o homem (Gn 1.1) Gênesis diz sobre tudo aquilo que foi criado por Deus, desde a parte seca da terra como os mares, as estrelas, os animais e as florestas. A narrativa de Moisés ainda apresenta a criação do homem que foi colocado no…
Segunda, 22 Julho 2019 19:07

FUTURO

Escrito por
FUTURO “Não presumes do dia de amanhã, pois não sabes o que produzirá o dia” (Pv 27.1). O livro consta de uma coleção de ditados curtos registrados e atribuídos a Salomão, filho de Davi, que foi um dos reis em Israel, todavia, há também frases de outros autores. O livro tem o objetivo de se fazer alcançar a sabedoria que vem de cima, na busca por uma vida prudente e fundamentada em fazer o que é digno, correto e justo, e neste contexto pode-se considerar, nas palavras do autor, que o temor do Senhor é o início do conhecimento(Pv 1.7).…
Segunda, 15 Julho 2019 16:19

PROMESSAS

Escrito por
PROMESSAS “Então, em seguida Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, a fim de que pudessem novamente ter filhos” (Gn 20.17)   Escrito pelo profeta Moisés, o livro de Genesis mostra o poder de Deus na criação da terra, dos mares, das estrelas, dos vegetais, dos animais e do homem. Inicia-se neste livro de maneira progressiva a autorevelação de Deus aos homens, terminando em Cristo no Novo Testamento. Em Gênesis têm-se ainda as narrativas sobre os grandes patriarcas como Abraão, Jacó e Isaque e também o registro da história de José. Ainda em Gênesis…
Segunda, 08 Julho 2019 13:08

PROPAGANDA

Escrito por
PROPAGANDA “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” (Mt 5.5)   O evangelho de Mateus é o elo entre o Velho e o Novo Testamento. Sabe-se que Mateus era judeu e escreveu seu evangelho aos seus compatriotas, apresentando Cristo como o rei dos reis. Segundo historiadores, era morador da cidade de Cafarnaum onde trabalhava como cobrador de impostos para o Império Romano, grande inimigo do povo judeu, e o incrível é que o próprio Mateus se descreveu como publicano, rótulo dado pelos judeus aos cobradores de impostos (Mt 10.3). Pode-se acreditar que devido as atividades que exercia, Mateus fosse um…
Segunda, 01 Julho 2019 13:51

PERDÃO

Escrito por
PERDÃO “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.” (At 8.3)   O livro de Atos dos Apóstolos e o terceiro evangelho foram escritos por Lucas. Embora Lucas não tenha estado entre os doze, sua amizade com Paulo rendeu-lhe muitas informações a ponto de acompanhá-lo nas viagens missionárias pelo mundo de então. A narrativa de Lucas em Atos mostra desde as dificuldades iniciais da pregação do evangelho como o sucesso no estabelecimento de diversas comunidades cristãs por onde anunciavam Cristo. Atos dos Apóstolos registra também as perseguições, as curas, os milagres…
Segunda, 24 Junho 2019 17:41

IDENTIDADE

Escrito por
IDENTIDADE “E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mt 16.16)   Mateus foi o discípulo que deixou um bom emprego, teoricamente a vida boa e status na sociedade judaica para seguir Jesus. Ao chamado do Mestre, ele nada  questionou, apenas abandonou tudo e o seguiu (Mt 9.9). Sabe-se que ele era judeu de nascimento, mas trabalhava como funcionário do Império Romano, cobrando impostos e tributos dos seus compatriotas. Fala-se muito que dos discípulos de Jesus, todos eram de pouca intelectualidade, todavia, referente a Mateus, pode-se deduzir que ele tivesse bom conhecimento principalmente com os…
Segunda, 17 Junho 2019 09:33

SOLUÇÃO

Escrito por
SOLUÇÃO   “..Davi, entretanto, encontrou ânimo em Yahweh, o SENHOR, seu Deus.”  (1 Sm 30.6)   Samuel foi o autor de grande parte dos registros deste livro. Após sua morte, segundo os historiadores, é bem provável que os profetas Natã e Gade tenham feitos os demais registros. Samuel era filho de Ana e logo depois de nascer, sua mãe o consagrou ao Senhor como voto pela benção, pois durante muito tempo Ana não conseguiu engravidar. Samuel se tornou discípulo do profeta Eli e foi o último dos juízes sobre toda a terra de Israel. Também foi sacerdote, muito embora ele…
Pagina 1 de 49

PUBLICIDADE