Artigos

Segunda, 14 Outubro 2019 20:38

DESPREZO

Escrito por
DESPREZO “Aquele que teve misericórdia dele”.(Lc 10.37)   Lucas escreveu o terceiro evangelho e também o livro de Atos dos Apóstolos. Em sua narrativa Lucas emprega palavras que não eram comuns aos judeus, ele usa a palavra “advogado” e não escriba, usa “mestre” e não rabino. Isso sugere que seu evangelho não foi dirigido ao povo de Israel, mas aos gregos e de maneira particular foi endereçado a um homem identificado por Teófilo, certamente um conhecido de Lucas que procurava saber mais sobre Cristo (Lc 1.3). O contexto da passagem acima está dentro da parábola sobre o bom samaritano, na…
Segunda, 07 Outubro 2019 09:54

ESCOLHIDO

Escrito por
ESCOLHIDO “Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem”. (1 Sm 10.22)    O versículo acima está contextualizado na coroação de Saul como escolhido por Deus para ser rei em Israel. Embora Deus tivesse abençoado a nação de Israel, houve um momento na história que o povo israelita optou por ter um rei que os governasse, assim como era nas nações vizinhas. Desta forma Deus orientou o profeta Samuel e Saul foi escolhido rei de Israel (1 Sm 10). Samuel era filho…
Segunda, 30 Setembro 2019 09:11

SUBMISSÃO

Escrito por
SUBMISSÃO “Mas este filho lhe disse: Não quero ir. Todavia, mais tarde, arrependido, foi” (Mt 21.29)   O contexto dessa passagem está na parábola de Jesus abordando a história de dois filhos cujos nomes não são citados. A narrativa mostra uma clara repreensão aos fariseus e príncipes judaicos que momentos antes tinham tentando constranger Jesus (Mt 21.23: 21.28-32). Mateus era judeu e escreveu seu evangelho apresentando Jesus como o Rei dos Judeus. A história diz que Mateus era publicano, ou seja, ele trabalhava cobrando impostos e tributos de seus compatriotas para o Império Romano e certamente que isso atraía a…
Segunda, 23 Setembro 2019 18:52

COMPORTAMENTO

Escrito por
COMPORTAMENTO   “Portanto, eu, prisioneiro no Senhor, suplico-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes’ (Ef 4.1)   A carta á comunidade cristã que estava na cidade de Éfeso foi escrita pelo apóstolo Paulo provavelmente nos anos 60DC. Conforme os historiadores, essa carta foi escrita quando ele estava na prisão em Roma. Nessa epístola, Paulo aborda a igreja como o corpo de Cristo, mencionando não só a posição elevada do cristão mediante a graça como traça diretrizes para mesmo cristão conduzir sua vida conforme sua posição em Cristo. Não é nenhum segredo que mesmo com inúmeras…
Segunda, 16 Setembro 2019 19:22

AMIGOS

Escrito por
AMIGOS “Então Daniel foi dispensado e voltando para casa relatou tudo o que ocorrera aos seus amigos, Hananias, Misael e Azarias” (Dn 2.17)   Muito embora estejam separados por centenas de anos, veja que o livro do profeta Daniel tem estreita correspondência com o livro de Apocalipse, escrito pelo discípulo João, tanto pelas revelações como pelas profecias que se relacionam. Daniel nasceu em Judá, era ainda muito jovem quando foi levado na condição de escravo junto com outros compatriotas para a Babilônia e por lá ficou durante muitos anos (Jr 25). Sua história de vida é por demais estudada e…
Segunda, 09 Setembro 2019 11:07

HABEAS CORPUS

Escrito por
HABEAS CORPUS “Sucedia, pois, que decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava, e se levantava de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, porque dizia Jó: porventura pecaram meus filhos e amaldiçoaram a Deus em seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” (Jó 1.5)   Conforme os estudiosos não há consenso sobre quem seja o autor do livro de Jó, mas isso não faz diferença quando o leitor tem sua visão direcionada para a importância do conteúdo de sua narrativa. O livro de Jó faz parte do conjunto de livros chamados poéticos…
Segunda, 02 Setembro 2019 18:28

UNIDADE

Escrito por
UNIDADE “Portanto, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus;” (Ef 2.19)   A carta aos Efésios está dentro do conjunto das cartas de autoria do apóstolo Paulo. Éfeso era uma cidade portuária, com muita gente procedente de todos os lugares do mundo de então e justamente por esta característica, pode-se concluir que aquela sociedade era formada por pessoas de diferentes culturas. Segundo os historiadores, a cidade tinha um povo pagão e a vida econômica na indústria e no comércio era fortemente influenciada pelo culto a deusa Diana. Perceba que…
Segunda, 26 Agosto 2019 10:36

SABEDORIA

Escrito por
SABEDORIA “Quem anda com os sábios será sábio...”  (Pv 13.20) Segundo os estudiosos o livro de Provérbios foi escrito pelo rei Salomão, exceto os capítulos trinta e trinta um que trazem as palavras de outros dois personagens: Agur e Lemuel, respectivamente. Provérbios contém uma ótima coleção de máximas morais e religiosas, visando, sobretudo dar ensinamentos sobre a maneira correta de o homem viver no contexto dos padrões éticos, morais e principalmente divinos. Perceba que com raríssimas exceções, o homem sempre procura viver em companhia de outras pessoas. Desde cedo os pais possuem a preocupação de matricular seus filhos numa escolinha…
Segunda, 19 Agosto 2019 11:11

OBEDIÊNCIA

Escrito por
OBEDIÊNCIA “Então, um anjo do Senhor falou a Filipe e lhe ordenou: “Apronta-te, e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém a Gaza” (At 8.26)   Livro de Atos, escrito pelo evangelista de nome Lucas apresenta o início da formação da igreja, as primeiras conversões inclusive a de Paulo e suas viagens missionárias, e os primeiros milagres depois da morte e ressureição de Cristo e as dificuldades da expansão da fé cristã no mundo de então. Certamente que Lucas deixou muita coisa sem registar em sua narrativa, mas pode-se hoje, relendo a história, imaginar quão…
Segunda, 12 Agosto 2019 19:32

FIDELIDADE

Escrito por
FIDELIDADE “Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se o SENHOR de Abraão e tirou Ló do meio da desgraça, destruindo as cidades onde Ló habitava”. (Gn 19.29)   O livro de Gênesis traz o começo da criação de todas as coisas. Escrito por Moisés, o livro apresenta diversos personagens que por meio de suas posturas e comportamentos deixaram um legado de fé, obediência e compromisso a Deus, seja na palavra, seja nas ações ou mesmo quando cumpriram fielmente tudo aquilo que Deus manifestara a eles. Ou seja, foram pessoas usadas pelo Criador para fazer valer os propósitos divinos aqui…
Pagina 1 de 49

PUBLICIDADE