Artigos

Segunda, 12 Novembro 2018 13:04

PADRÃO

Escrito por
PADRÃO “E Natanael disse-lhe: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré”? Filipe respondeu-lhe: Vem e vê”.  (Jo 1.46)   João, discípulo de Jesus, autor deste evangelho, de três cartas e do livro de Apocalipse esteve com Jesus praticamente em todos os momentos de seu ministério. Era conhecido por ser aquele que Jesus amava e na crucificação de Cristo, recebeu a incumbência de cuidar de Maria, como se filho dela fosse (Jo 19.25-27). Estudos das ciências sociais mostram que nos últimos anos tem surgido um grupo de pessoas que vivem insatisfeitas com tudo. Nada agrada, nada está dentro dos seus padrões…
Segunda, 05 Novembro 2018 15:43

DIVISOR DE ÁGUAS

Escrito por
DIVISOR DE ÁGUAS “Irmão Saulo..” (At 9.17)   O livro de Atos dos Apóstolos apresenta os registros dos acontecimentos após a crucificação, morte e ressureição de Cristo. Traz de forma reduzida o estabelecimento da igreja, suas primeiras dificuldades, os personagens que contribuíram para a expansão da fé cristã e mostra a consolidação das comunidades cristãs nas diversas cidades do mundo de então. O versículo acima está no contexto da conversão de Saulo, então aluno de Gamaliel, um doutor da lei mosaica. Saulo tinha os seguidores de Cristo como inimigos capitais do judaísmo e com essa mentalidade em neutralizar os novos…
Segunda, 29 Outubro 2018 15:26

INVESTIMENTO

Escrito por
INVESTIMENTO “Naquele momento, aproximou-se de Jesus a esposa de Zebedeu, com seus filhos e, prostrando-se, fez um pedido a Ele. 21; O que desejas?” - perguntou Jesus. Ela respondeu: “Ordena que no teu Reino estes meus dois filhos se assentem um à tua direita, e o outro à tua esquerda”. ( Mt 20.20-21)   O Evangelho de Mateus, escrito pelo discípulo do mesmo nome é o primeiro na ordem dos quatro evangelhos. Mateus era também chamado por Levi e ao receber o chamado de Cristo, não titubeou e atendeu prontamente (Mt 10.3). Em seu evangelho ele apresenta Jesus como o Filho…
Segunda, 22 Outubro 2018 15:04

FENÔMENO

Escrito por
FENÔMENO “porque muitos, por causa dele, deixavam os judeus e criam em Jesus.” ( Jo 12.11)   João era pescador, assim como grande parte dos discípulos de Jesus eram pessoas simples e comuns dentre o povo, todavia o diferencial de João estava na proximidade que ele tinha com Cristo. Em sua narrativa João deixou uma, dentre muitas razões, por ter escrito seu evangelho: para que todos creiam que Jesus é o Cristo, o filho de Deus e crendo, tenham vida no nome de Jesus (Jo 20.30-31). Resumidamente, o versículo acima está contextualizado logo após Jesus ressuscitar Lázaro e, posteriormente ao…
Segunda, 15 Outubro 2018 14:02

PRESSÃO

Escrito por
PRESSÃO “E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ( Mt 1.20)   Mateus foi discípulo de Jesus e ao ser chamado, respondeu prontamente (Mt 9.9). Consta que ele era judeu e tinha bom conhecimento intelectual, tanto que atuava como coletor de impostos para o Império Romano, provavelmente devido sua facilidade com os números. E justamente este conhecimento intelectual foi útil para fazer os registros de seus escritos, comparando com os outros discípulos…
Segunda, 08 Outubro 2018 16:18

VARIAÇÃO

Escrito por
VARIAÇÃO "Deus abençoou Noé e seus filhos, e determinou-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra”. (Gn 9.1) Escrito por Moisés o livro de Gênesis é a narrativa dos começos e é também o livro das origens de todas as coisas. Em Gênesis tem-se a origem do universo, do sistema solar, da criação do homem, dos animais, da vida, do pecado, do casamento, das variedades de línguas e de muitas outras coisas, além da origem da nação de Israel. O versículo acima está contextualizado na aliança de Deus com o Noé, chamada aliança noética. Após o dilúvio, Deus abençoou e estabeleceu…
Segunda, 01 Outubro 2018 13:25

CAPITÃO

Escrito por
CAPITÃO “Logo aos primeiros sinais do alvorecer, Paulo insistia que todos voltassem a se alimentar, encorajando-os: “Hoje já é o décimo quarto dia que estais em vigília contínua e em absoluto jejum.” (At 27.33)   Atos dos Apóstolos bem que poderia ser chamado de Atos de Pedro e Paulo, tal o grande conteúdo sobre estes dois personagens que foram amplamente citados no livro por Lucas. O livro de Atos traz com muita propriedade a expansão da igreja, suas dificuldades iniciais, os milagres que foram consolidando a fé dos novos convertidos e acima de tudo o agir de Deus para que…
Segunda, 24 Setembro 2018 11:10

POR QUE?

Escrito por
POR QUE? “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6.10) A narrativa de Mateus foi escrita originalmente para os judeus e por isso ele apresenta Cristo como o rei. Mateus era judeu e rotulado como publicano em decorrência de trabalhar arrecadando os tributos  e impostos dos seus compatriotas para os cofres romanos. Era um judeu trabalhando para o inimigo. O contexto da passagem acima está nas instruções de Jesus sobre a oração (Mt 6.9-15). Em todos os ambientes reina no ar um cenário de competição, ora velado e ora muito explícito.…
Segunda, 17 Setembro 2018 15:19

COMODISMO

Escrito por
COMODISMO “Então, assim que saltaram em terra viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. 10; E Jesus lhes pediu: Trazei alguns dos peixes que acabastes de pegar.” (Jo 21.9-10)   O quarto evangelho, escrito pelo discípulo João apresenta Jesus como o Filho de Deus. João era irmão de Tiago, outro que também foi discípulo de Jesus.  Veja que ele escreveu seu Evangelho para que todos creiam que Jesus é o Filho de Deus e, crendo tenham vida por meio do nome de Jesus (Jo 20.31). E não só escreveu este  evangelho como também três cartas e…
Segunda, 10 Setembro 2018 12:11

PATERNIDADE

Escrito por
PATERNIDADE “Mas ele se indignou e não queria entrar.” (Lc 15.28) As informações sobre a vida de Lucas são poucas, quase nada se sabe a respeito de sua vida. Consta que ele teve por formação a medicina, escreveu o evangelho que leva o seu nome e também o livro de Atos dos Apóstolos. Também acompanhou Paulo em suas viagens missionárias e sua narrativa traz detalhes que os outros evangelhos não mostram numa clara demonstração que ele registrou tudo aquilo que foi visto e ouvido por testemunhas (Lc 1.1-4).  Informações de estudiosos mostram que Lucas era um gentio que se converteu muito…
Pagina 1 de 45

PUBLICIDADE