Artigos

Terça, 04 Agosto 2020 09:47

JUÍZO

Escrito por
JUÍZO “Eis que Yahweh, o SENHOR, é bom! Ele é um refúgio em tempos de angústia e aflição! O SENHOR protege todos quantos nele confiam.” (Na 1.7)   O livro do profeta Naum faz parte do conjunto de profetas denominados profetas menores e menores no sentido de pouco conteúdo profético, quando comparados com os profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel que escreveram bem mais. A narrativa do livro de Naum teve como objetivo falar à nação de Israel sobre a destruição de Nínive, então capital da Assíria e inimiga declarada do povo israelita. Naum foi contemporâneo dos profetas Habacuque e Sofonias, isso…
Segunda, 27 Julho 2020 09:50

COMPROMISSO

Escrito por
COMPROMISSO “..em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1.17) A carta de Tiago faz parte do conjunto de cartas gerais ou universais, este grupo é composto pela carta de Tiago, pela carta aos Hebreus, pelas duas cartas de Pedro, pelas três de João e pela epístola de Judas, totalizando oito cartas.  Receberam o nome de gerais ou universais por não terem um destinatário específico ou uma igreja a que foram enviadas, portanto, elas são de alcance universal. Segundo os historiadores, Tiago era irmão de Jesus e é identificado como autor desta carta, escrita no idos de 46 a…
Segunda, 20 Julho 2020 17:54

ESTRELISMO

Escrito por
ESTRELISMO  “Não é este o carpinteiro..?” (Mc 6.3)   Marcos era sobrinho de Barnabé e escreveu seu evangelho com muitas informações recebidas do apóstolo Pedro, de quem se tornou amigo (Cl 4.10). Segundo os historiadores, João Marcos era o seu nome, filho de Maria (At 12.12). Tem-se que além de ser o evangelho mais antigo, muito do que ele registrou também foi registrado pelos evangelistas Lucas e Mateus. Em sua narrativa, Marcos apresenta Jesus como o servo, àquele que veio para servir e seu relato foca nos milagres e nas obras de Cristo. Um detalhe em Marcos é que ele…
Segunda, 13 Julho 2020 10:30

MORTE

Escrito por
MORTE “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Eu estou fazendo uma grande obra, de modo que não posso descer...” (Ne 6.3)   O livro de Neemias, escrito na primeira pessoa do singular em muitos trechos, mostra que ele foi escrito pelo autor de mesmo nome. A narrativa retrata a situação em que estavam vivendo os judeus que ficaram na cidade de Jerusalém, após grande parte de seu povo ter sido levada como escravo para a Babilônia. Neemias era de origem judia, filho de Hacalias, e provavelmente tenha nascido em terras estrangeiras. A história diz que ele era copeiro no palácio do rei…
Segunda, 06 Julho 2020 10:25

PAZ

Escrito por
PAZ “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12.14) A carta aos Hebreus não tem autoria definida. Apóstolo Paulo, Barnabé, Apolo, Áquila e tantos outros nomes são especulados como autores da carta, todavia, nenhum desses foi efetivamente comprovado. Perceba pelo contexto da carta que os destinatários enfrentavam grandes dificuldades, aliás, naquela época, todos aqueles que confessavam Cristo viviam tensos pelas perseguições, tanto do judaísmo como do governo romano e existia a forte possibilidade deles serem tentados a retrocederem na caminhada, desistindo de prosseguir na fé cristã (Hb 4.1-11; 10.38-39). Enfim, era…
Segunda, 29 Junho 2020 14:29

EXPERIÊNCIA

Escrito por
EXPERIÊNCIA “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais?” (Mc 8.18-19).   O evangelista Marcos é conhecido por duas situações bem distintas entre si. A primeira é consenso entre os historiadores que foi ele quem correu nu, envolto num lençol quando da crucificação de Jesus e a segunda ele foi o pivô de um atrito verbal entre o apóstolo Paulo e Barnabé (At 13.8). Marcos não foi discípulo de Jesus, entretanto, é bem provável que ele tenha estado entre os setenta missionários que foram enviados para pregar o evangelho na Judeia. Era amigo de Pedro e…
Segunda, 22 Junho 2020 22:37

TURBULÊNCIAS

Escrito por
TURBULÊNCIAS “Davi construiu ali um altar ao Senhor e lhe ofertou holocaustos e sacrifícios de paz e comunhão.” (2 Sm 24.25)   Outrora havia um só volume do livro de Samuel, todavia, quando os setenta e dois rabinos judeus fizeram a tradução das Sagradas Escrituras do hebraico para o grego, eles dividiram a narrativa em duas partes.  Conforme os historiadores essa tradução da Bíblia, conhecida por Septuaginta, é a mais antiga tradução em grego do texto hebreu do Antigo Testamento. O segundo volume de Samuel apresenta a história do governo de Israel depois da morte de Saul, desta forma o…
Segunda, 15 Junho 2020 18:26

DESCONFIANÇA

Escrito por
 DESCONFIANÇA “Esqueceu-se Deus de ser compassivo?”  (Sl 77.9). Dos 150 poemas que compõem o livro dos Salmos, mais de 70 deles são atribuídos ao rei Davi. Pode-se afirmar com absoluta certeza que o livro dos Salmos é o livro mais lido da Bíblia. Seus poemas retratam sentimentos diversos como vingança, alegria, angústia, tristeza, desespero, humildade e amor dentre outros, são algumas dentre as inúmeras abordagens que estão contidas no Livro. Segundo os estudiosos estes  poemas eram cantados durante os cultos no templo em Jerusalém e nas grandes festas do povo de Israel. O poema identificado pelo número 77 é dado…
Segunda, 08 Junho 2020 15:41

CRÍTICOS

Escrito por
CRÍTICOS “A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes?” (Lc 7.31) Não existem dúvidas de que Lucas seja mesmo o autor do terceiro evangelho. Médico de formação, acredita-se que Lucas cuidou das feridas de Paulo, o acompanhou  nas viagens, era mesmo um amigo de verdade, inclusive estiveram juntos na viagem de navio para Roma, quando enfrentaram uma forte tempestade. Ao escrever, percebe-se que Lucas procura identificar Cristo com a espécie humana e dentre os quatro evangelhos, Lucas é o autor que coloca maior quantidade de informações sobre a vida de Jesus Cristo. Em sua narrativa,…
Segunda, 01 Junho 2020 10:17

IMPACIÊNCIA

Escrito por
IMPACIÊNCIA “Diante disso, Saul ordenou: “Trazei-me aqui os animais para o holocausto... E ele mesmo ofereceu o holocausto.” (1 Sm 13.9)   Quando os rabinos judeus se reuniram para fazer a tradução da Bíblia do hebraico para a língua grega, eles deliberaram em dividir o livro de Samuel em dois volumes. A separação teve por fim facilitar a compreensão e dar mais praticidade na leitura, facilitando os estudos. Samuel era filho de Ana e pode-se dizer que seu nascimento foi resultado de oração e da misericórdia de Deus. Consta que Ana não engravidava, mas clamou a Deus, foi atendida e…
Pagina 1 de 54

PUBLICIDADE