Artigos

Segunda, 18 Fevereiro 2019 15:35

ANSIEDADE

Escrito por
ANSIEDADE “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7)   Pedro, discípulo de Jesus, era pescador e atendeu ao chamado de Cristo enquanto estava numa pescaria com seu irmão André. Consta que ambos deixaram as redes e seguiram a Cristo (Mt 4.18-19). Sabe-se que Pedro esteve praticamente em todos os eventos em que o Mestre operou milagres, realizou curas e libertações. Dos doze discípulos, pode-se afirmar que Pedro foi o mais humano com erros e acertos em seu discipulado e juntamente com João e Tiago, desfrutou da proximidade de Cristo. Muitas inovações…
Segunda, 11 Fevereiro 2019 13:57

CARTAS

Escrito por
CARTAS “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens” (2 Co 3.2). Essa foi a palavra de Paulo aos membros da comunidade cristã da então cidade de Corinto, quando aqueles questionaram se o ministério de Paulo era autorizado e por quem (2 Co 3.1-5). Paulo foi o autor dessa epístola e de outras 12, totalizando treze registros, cujos conteúdos se tornaram no maior material doutrinário do cristianismo. No século I, a população nativa da cidade de Corinto sofria os impactos culturais de muitas pessoas que entravam e saíam pelo seu porto marítimo.…
Segunda, 04 Fevereiro 2019 10:31

PRIORIDADES

Escrito por
PRIORIDADES “Contudo, o rei replicou a Araúna: Não! Eu faço questão de comprar tua eira por preço justo, pois não quero oferecer a Yahweh meu Deus holocaustos que não me custem nada” (2 Sm 24.24)   Outrora, o livro de Samuel constituía um só volume, mas quando da tradução das Sagradas Escrituras do hebraico para o grego, os rabinos dividiram o grande livro que se tornaram como nos dias atuais, primeiro e segundo livro de Samuel. Segundo os estudiosos, parte do livro é de autoria do próprio profeta Samuel e depois de sua morte, os profetas Natã e Gade escreveram…
Segunda, 28 Janeiro 2019 13:28

GOVERNO

Escrito por
GOVERNO “Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós..” (At 1.8) O livro de Atos dos Apóstolos bem que poderia se chamar livro de Pedro e Paulo, tal a quantidade de registros abordando estes dois personagens, ou Atos do Espírito Santo, pela forte presença do Espírito de Deus em muitas passagens observadas na narrativa (At 2.1-4; 8.17; 10.44-46 e 19.6). Lucas, autor deste livro é o mesmo que também escreveu o evangelho de mesmo nome e muito embora Atos aborde o começo da igreja, o livro pode ser visto como o prosseguimento do terceiro evangelho. O versículo acima…
Segunda, 21 Janeiro 2019 12:59

VAIDADES

Escrito por
VAIDADES “Por que para Deus nada é impossível” (Lc 1.37) Lucas não foi discípulo de Jesus e seu evangelho retrata com muita riqueza de detalhes a misericórdia e a compaixão de Cristo pelas pessoas. Lucas apresenta Jesus como o Filho do Homem e enfatiza a humanidade daquele que sendo Deus, veio para buscar e salvar o homem (Lc 19.10). Interessante que Lucas não é mencionado nos outros três evangelhos, apenas Paulo faz citação a seu nome na carta aos Colossenses (Cl 4.14). Sabe-se que ele tinha por formação a medicina e pode-se afirmar também que era um homem com boa…
Segunda, 14 Janeiro 2019 14:13

TEMPESTADE

Escrito por
TEMPESTADE “Então, Paulo declarou ao centurião e aos soldados: “Caso estes homens não permaneçam conosco a bordo, vós não podereis ser salvos” (At 27.31)”.   O versículo acima está no contexto do naufrágio de um navio que navegava pelo que é hoje o atual mar Adriático com 276 pessoas a bordo, nos idos do século I (At 27.37). Dentre essas pessoas, estava o apóstolo Paulo, autor da ordem para que os marinheiros permanecessem no navio e desta maneira todos fossem salvos do naufrágio que era iminente (At 27.21-38). Lucas foi o autor do livro de Atos dos Apóstolos e também…
Segunda, 07 Janeiro 2019 14:59

RECORDAÇÕES

Escrito por
RECORDAÇÕES “Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória”. (Mc 14.9)   Marcos não foi discípulo de Jesus e escreveu seu evangelho apresentando Jesus como servo, aquele que veio para servir. Também identificado como João Marcos, (membro de uma família que já seguia os passos de Jesus e que morava em Jerusalém) ele foi ajudante de Paulo, Barnabé e Pedro, aliás, de quem certamente obteve muitas informações que basearam sua narrativa (At. 12.12). Existem poucas informações sobre a pessoa de Marcos, mas…
Segunda, 31 Dezembro 2018 11:51

DESEJOS

Escrito por
DESEJOS “E aconteceu que um homem, aleijado de nascença, estava sendo carregado para um dos portões do templo, chamado Portão Formoso. Todos os dias o colocavam ali para pedir esmolas aos que entravam no templo.” (At 3.2)   Lucas foi o autor de Atos, além de escrever também o terceiro evangelho de mesmo nome. Lucas fez sua narrativa fundamentada em testemunhos de quem presenciou os fatos, colhendo informações de fontes confiáveis, além de estar presente em diversos eventos, acompanhando as viagens missionárias. Embora no livro de Atos apareçam nomes de diversos personagens, o livro é um grande resumo da história…
Segunda, 24 Dezembro 2018 22:19

CONSEQUÊNCIAS

Escrito por
CONSEQUÊNCIAS   “Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.” (Ne 1.8)   O livro de Neemias, escrito pelo autor de mesmo nome é uma narrativa do período pós-exílio do povo judaico. Provavelmente foi escrito nos ido de 430 AC, quando os muros de Jerusalém ainda estavam jogados ao chão após o ataque das tropas do rei Nabucodonosor. O livro traz a história da reconstrução dos muros, os obstáculos desta empreitada e também um grande avivamento do povo quando o sacerdote Esdras passou a ensinar os mandamentos de…
Segunda, 17 Dezembro 2018 14:08

HOLOFOTES

Escrito por
HOLOFOTES “...por que estais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou santidade?” (At 3.12)   O livro de Atos dos Apóstolos bem que poderia ser nominado de Livro de Pedro e Paulo, tal a quantidade de informações sobre estes dois personagens registradas e compiladas por Lucas. A narrativa de Atos deixa entendido que se trata da continuação do terceiro evangelho (Lucas), notadamente por ser dirigido ao mesmo personagem (Teófilo), o que conduz ao entendimento de um mesmo autor que realizou os dois documentos (At.1.1-2; Lc.1.1-3). Historicamente o livro de Atos apresenta a…
Pagina 1 de 46

PUBLICIDADE