Artigos

Segunda, 07 Junho 2021 16:01

NÃO OLHE PARA TRÁS

Escrito por
NÃO OLHE PARA TRÁS “E por que Yahweh nos traz a esta terra para nos fazer perecer a espada, para entregar como presa ao inimigo as nossas mulheres e as nossas crianças? Não nos seria melhor voltar para o Egito?” (Nm 14.3)   O autor do livro de Números foi Moises e  o livro faz parte do conjunto de cinco livros do Velho Testamento chamados por Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). O livro recebeu o nome de Números em razão das duas contagens do povo Hebreu feitas por Moisés e tem toda sua narrativa focada no período da peregrinação pelo…
Segunda, 31 Maio 2021 10:47

GUARDA-CHUVA

Escrito por
GUARDA-CHUVA “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. (Sl 91.2) São cerca de 150 poemas agrupados em um só livro conhecido pelo nome de Salmos. Dessa totalidade de poemas, mais de 70 são atribuídos ao rei Davi e os demais possuem autoria variada, como Moisés, Asafe, Salomão e os filhos de Coré, dentre outros. Os salmos expressam os momentos vivenciado, são sentimentos como tristeza, alegria, confiança, exaltação a Deus e tantos outros compõem suas letras. Não se tem ao certo quem foi o autor do Salmo 91, alguns historiadores apontam…
Segunda, 24 Maio 2021 09:14

CASO PERDIDO

Escrito por
CASO PERDIDO “Apesar de tudo vós me abandonastes para cultuares a outros deuses. Por isso não os livrarei mais!” (Jz 10.13)    O livro dos Juízes faz parte dos livros históricos e narra um período de transição do povo Hebreu, ou seja, era a saída dos grandes líderes Moisés e Josué para entrada dos governos dos reis. Sua data remonta ao século XI AC e naquela época sem a presença de Moisés e Josué e sem uma liderança definida, o povo Hebreu lutava para consolidar a posse nas terras de Canaã. Segundos os estudiosos é bem provável que o livro…
Segunda, 17 Maio 2021 10:29

PROVIDÊNCIA

Escrito por
PROVIDÊNCIA “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” (Sl 121-4)   O livro dos Salmos é composto por diversos poemas e segundo os historiadores, ele contempla um período de mais de mil anos. Da totalidade dos salmos, o rei Davi contribuiu com mais de setenta, os demais foram divididos entre outros autores e dentre esses, tem-se Salomão, Moisés, os filhos de Coré, Asafe e outros. Percebe-se nos poemas as expressões de alegrias, felicidades, tristezas, exaltação, confiança, socorro e glorificação a Deus. O salmo 121 faz parte do grupo de quinze poemas (121 a 134) chamados de cânticos…
Segunda, 10 Maio 2021 14:25

TRANSFORMAÇÃO

Escrito por
TRANSFORMAÇÃO “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo" (Fp 3.8)   Segundo os historiadores essa carta foi escrita na década de 60 DC e seu autor foi o apóstolo Paulo, que aliás, foi quem estabeleceu a  comunidade cristã na cidade de Filipos em sua segunda viagem missionária (At 16.12). O registros apontam que Paulo se encontrava encarcerado em Roma e escreveu para agradecer aos irmãos daquela comunidade pela oferta que…
Segunda, 03 Maio 2021 09:08

DIDÁTICA

Escrito por
DIDÁTICA “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”. (1 Co 10.12) O apóstolo Paulo foi o autor de duas cartas destinadas à comunidade cristã que estava na cidade de Corinto. Entre a primeira e a segunda se passaram pouco mais de um ano, e nessa primeira carta, o apóstolo discorreu sobre a união entre eles, ensinando-os a respeito da soberania de Deus e do corpo físico como templo do Espírito Santo (1 Co 6.19-20). Ensinou ainda sobre a natureza dos dons do Espírito Santo, sobre a celebração da ceia e sobre a ressurreição dos mortos (1 Co 2.10-11;…
Segunda, 26 Abril 2021 18:55

AUTOSSUFICIÊNCIA

Escrito por
AUTOSSUFICIÊNCIA    “Então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e não pediram conselho ao Senhor.” (Js 9.14)   O livro de Josué é o sexto livro na ordem bíblica. Ele faz parte dos livros históricos juntamente com os livros de Juízes, Rute, os dois volumes de Samuel, os dois de Crônicas, os dois de Reis e mais as narrativas de Neemias, Esdras e Ester. Após a morte de Moisés, Josué assumiu a liderança dos Israelitas que caminhavam em direção a Canaã. A narrativa do livro mostra os últimos acontecimentos, as batalhas para a posse da terra e encerra…
Segunda, 19 Abril 2021 19:27

ATRAÇÃO

Escrito por
ATRAÇÃO “Pois, por causa do que ocorrera com ele, muitos estavam se afastando e crendo em Jesus.” (Jo 12.11)   Dentre os doze discípulos de Cristo João foi quem mais escreveu. É de sua autoria três cartas a destinatários diferentes, o livro de Apocalipse quando esteve deportado na ilha de Patmos e também o quarto evangelho, aliás, no evangelho João escreveu para que todos cressem que Jesus era o Cristo, o filho de Deus e crendo nele, tivessem vida pelo nome de Jesus ( Jo.20.30-31). João era irmão de Tiago e ambos tinham um temperamento forte e explosivo, inclusive Jesus…
Segunda, 12 Abril 2021 08:31

APATIA

Escrito por
APATIA “.. nem és frio e nem quente;..” (Ap 3.15) O discípulo João foi o autor deste livro de Apocalipse, de três cartas a diferentes destinatários e também do quarto evangelho que leva o seu nome. Certamente que dos doze discípulos escolhidos por Jesus, foi João quem mais escreveu. Após seu chamado, ele esteve muito próximo de Jesus e pode-se dizer que viu, escutou e presenciou milagres, transformações, libertações e muitas outras coisas que não foram registradas nos evangelhos (Jo 21.23). Após morte e ressureição de Jesus os discípulos deram início à pregação das boas novas, conforme as palavras do…
Segunda, 05 Abril 2021 08:16

JULGAMENTO

Escrito por
JULGAMENTO “Portanto, és indesculpável, ó homem, sejas quem for, quando julgas, porque a ti mesmo te condenas em tudo aquilo que julgas no teu semelhante; pois tu, que julgas, praticas exatamente as mesmas atitudes.” (Rm 2.1)   A carta aos Romanos, escrita pelo apóstolo Paulo, trata dentre outras coisas da firme decisão de Paulo em comunicar àquela igreja cristã sobre os grandes temas da graça de Deus, como o pecado, a lei, a justiça, a salvação, as obras, a justificação e a santificação, dentre outros. Interessante que Paulo ainda não conhecia os irmãos de Roma e esse encontro aconteceu muito…
Pagina 1 de 58

PUBLICIDADE