Artigos

Segunda, 17 Junho 2019 09:33

SOLUÇÃO

Escrito por
SOLUÇÃO   “..Davi, entretanto, encontrou ânimo em Yahweh, o SENHOR, seu Deus.”  (1 Sm 30.6)   Samuel foi o autor de grande parte dos registros deste livro. Após sua morte, segundo os historiadores, é bem provável que os profetas Natã e Gade tenham feitos os demais registros. Samuel era filho de Ana e logo depois de nascer, sua mãe o consagrou ao Senhor como voto pela benção, pois durante muito tempo Ana não conseguiu engravidar. Samuel se tornou discípulo do profeta Eli e foi o último dos juízes sobre toda a terra de Israel. Também foi sacerdote, muito embora ele…
Segunda, 10 Junho 2019 11:15

REJEIÇÃO

Escrito por
REJEIÇÃO “E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para Eu não reinar sobre eles.” (1 Sm  8.7)   Conforme os estudiosos, os dois volumes de Samuel foram escritos em sua quase totalidade pelo profeta de mesmo nome, após sua morte, acredita-se que o restante tenha sido registrado pelos profetas Natã e Gade (1 Sm 25.1). A divisão do livro foi feita pelos rabinos judeus que traduziram a Bíblia do hebraico para o grego para dois volumes como forma de…
Segunda, 03 Junho 2019 17:51

ESCOLHAS

Escrito por
ESCOLHAS “...pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7) A carta aos Gálatas, escrita por Paulo, foi endereçada a um grupo de igrejas que se localizavam numa região conhecida por Galácia, hoje atual Turquia. Os destinatários eram os novos cristãos que haviam conhecido o evangelho quando Paulo passou pela região em sua primeira viagem missionária (At 13). Pela narrativa, tem-se que dentre outras preocupações do apóstolo, uma era apresentar com mais clareza o evangelho de Jesus Cristo e Paulo fundamentava seus argumentos afirmando que a lei por meio das imposições, não poderia justificar e nem tampouco produzir…
Segunda, 27 Maio 2019 10:27

AMOR

Escrito por
AMOR “E Jesus, olhando para ele, o amou..” (Mc 10.21)    Marcos não foi discípulo de Jesus e segundo os historiadores, sua narrativa teve forte influência do discípulo Pedro, de quem foi ajudante nas viagens missionárias. Pouco ou quase nada se sabe sobre quem foi Marcos, mas há informações bem precisas que a casa para onde foi Pedro após se ver livre da prisão, registrada por Lucas em Atos dos Apóstolos, seria de sua mãe (At 12.12).  Outra informação diz que o anônimo enrolado em um lençol que estava nas proximidades da crucificação de Jesus teria sido o próprio Marcos,…
Segunda, 20 Maio 2019 18:28

PARÂMETROS

Escrito por
                                                        PARÂMETROS        “Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.” (2 Co 3.5)   Paulo foi o autor de duas cartas destinadas à comunidade cristã que estava situada na cidade de Corinto. Segundo os estudiosos, a diferença cronológica entre as duas cartas é de pouco menos de dois anos. Na primeira carta Paulo respondeu algumas perguntas que foram feitas sobre atitudes do…
Segunda, 13 Maio 2019 13:45

RETRATO

Escrito por
RETRATO “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.” (Lc 6.45)   Lucas foi um dos homens mais próximos do apóstolo Paulo, principalmente quando acompanhou e registrou os principais eventos da viagem missionária. Em seu evangelho, Lucas apresenta Jesus como o Deus de toda misericórdia e bondade, notadamente quando enfatiza o amor de Cristo pelas pessoas doentes, abatidas e maltratadas. Segundo os estudiosos, sua formação era a medicina e…
Segunda, 06 Maio 2019 14:54

INTERVENÇÃO

Escrito por
INTERVENÇÃO “Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;” (Gn 11.5)    O profeta Moisés foi o autor do livro de Gênesis. Trata-se da narrativa da origem de tudo. Neste livro estão registradas todas as criações de Deus, passando pela terra, pelos mares, pelas estrelas, pelo firmamento, pelos animais, pelas vegetações e pela mais sublime criação de Deus: o homem que foi criado conforme a imagem e semelhança do Criador. Logo após o dilúvio, Deus estabeleceu um pacto, uma aliança com Noé. Neste compromisso, Deus disse que jamais iria destruir a…
Segunda, 29 Abril 2019 19:43

CONVOCAÇÃO

Escrito por
CONVOCAÇÃO “Todavia, Ananias replicou: “Senhor, tenho ouvido vários testemunhos sobre este homem, quantos males tem causado aos teus santos em Jerusalém” (At 9.13)   Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, aliás, trata-se do mesmo autor do terceiro evangelho. Praticamente mais de dois terços da narrativa de Atos envolve dois personagens muito conhecidos do meio cristão, Pedro e Paulo. Lucas esteve acompanhando o apóstolo Paulo a partir da segunda viagem missionária e fez um resumo dos principais acontecimentos registrando a expansão do cristianismo no mundo de então. Acima tem-se a manifestação de Ananias, cristão e morador da cidade de Damasco,…
Segunda, 22 Abril 2019 15:38

ESCOLHAS

Escrito por
ESCOLHAS “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.    19; Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.” (Mc 5.18-19)   Marcos é o segundo evangelho na ordem do Novo Testamento e apresenta Cristo como o servo, aquele que veio para servir. São poucas as informações sobre Marcos, mas ele foi identificado como João Marcos, companheiro de Paulo, Barnabé e Pedro nas viagens missionárias, inclusive Marcos foi o pivô de uma discussão…
Segunda, 15 Abril 2019 13:36

FASHION

Escrito por
FASHION “Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó” (Gn 41.14)   O livro de Gênesis, escrito por Moises, tem a importância de mostrar o começo de todas as coisas. Atente que o primeiro personagem do Gênesis é o próprio Deus (Gn 1.1). Em Gênesis, tem-se a criação do universo, das estrelas, dos mares, dos animais e logicamente a criação do homem, a coroa da criação. Gênesis apresenta Deus como um ser eterno e sábio, que criou tudo com excelência. Um Deus todo-poderoso…
Pagina 1 de 48

PUBLICIDADE