Artigos

Segunda, 20 Setembro 2021 09:04

COMANDO

Escrito por
COMANDO “E, viajando por toda a região da Frígia e da Galácia, Paulo e seus companheiros de ministério foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na província da Ásia.” (At 16.6).   O Livro de Atos dos Apóstolos apresenta de maneira resumida o relato da expansão da igreja depois da morte e ressureição de Jesus. A narrativa de  Lucas tem nos discípulos Pedro e Paulo quase que a totalidade dos eventos que levaram à formação da igreja no mundo de então. Veja que Lucas não foi discípulo de Jesus não era Judeu e segundo os historiadores, ele era grego…
Segunda, 13 Setembro 2021 15:12

LIMITES

Escrito por
                                                      LIMITES “Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e não peques mais". (Jo 8.11)   Além de escrever o quarto evangelho, João ainda deixou registradas três cartas e o livro de Apocalipse, não deixando nenhuma dúvida que dentre os doze discípulos de Jesus, foi aquele que mais escreveu. João e seu irmão Tiago eram filhos de Zebedeu, tinham como profissão a pesca e quando receberam o chamado de Jesus eles não questionaram,…
Segunda, 06 Setembro 2021 13:10

DNA

Escrito por
DNA “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Lc 3.8). Os historiadores dizem que Lucas era um médico grego que morava na Antioquia, região geográfica da Síria. Lucas escreveu o terceiro evangelho apresentando Jesus como o Deus de toda compaixão, de toda bondade e misericórdia. Era amigo do apóstolo Paulo com quem esteve viajando e registrou cuidadosamente diversos eventos que mostraram o sucesso e o fracasso dos primeiros anos da expansão do cristianismo. E dessas…
Domingo, 29 Agosto 2021 10:51

PREVISÃO

Escrito por
PREVISÃO “Mas isto é o que foi dito..” (At 2.16).  Lucas foi quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos e também o terceiro evangelho e mesmo não sendo judeu, Lucas esteve muito próximo dos discípulos de Jesus. Sua narrativa tanto do evangelho como do livro de Atos se fundamenta por testemunhas que viram e ouviram os eventos que ele registrou (Lc 1.1-2). Já em Atos, ele próprio se fez presente acompanhando o apóstolo Paulo a partir de Trôade, já na segunda jornada missionária (Atos 16.6-11). Antes de Jesus subir ao céu, ele próprio determinou que seus discípulos ficassem em…
Domingo, 22 Agosto 2021 14:32

LIBERTAÇÃO

Escrito por
  LIBERTAÇÃO “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” (Gl 2.20)   A carta que Paulo escreveu aos irmãos em Cristo que estavam na região da Galácia foi escrita pouco tempo depois de sua conversão e recebeu o nome de Gálatas (At 9.1-17). Essa epístola era um tipo de carta circular que atendia as comunidades e que era lida publicamente nas reuniões cristãs, por meio de um rodízio entre aquelas igrejas. Muito embora no início da expansão do cristianismo as dificuldades tenham sido grandes, essa carta deixa transparecer que as igrejas localizadas na…
Segunda, 16 Agosto 2021 08:59

SUCESSO

Escrito por
SUCESSO “Então Jesus orientou-os: “Lançai a rede do lado direito do barco e encontrareis.” (Jo 21.6)     Dentre os doze, João foi o discípulo que mais escreveu. São de sua autoria o quarto evangelho, três pequenas cartas e o livro de Apocalipse. Sabe-se que seu temperamento era forte, tanto que certa feita, ele consultou a Jesus sobre a possibilidade de orarem para que caísse fogo do céu e consumisse alguns samaritanos que não os receberam para um pernoite (Lc 9.51-56). Mas a proximidade com Jesus transformou sua mente a tal ponto que anos mais tarde ele escreveu uma carta…
Segunda, 09 Agosto 2021 11:22

PREÇO

Escrito por
PREÇO “Cometi um grave pecado! Agora, ó Yahweh, perdoa este erro do teu servo, porque tomei uma atitude absolutamente insensata.” (2 Sm 24.10)   Segundo os historiadores os dois volumes de Samuel foram em parte escritos pelo próprio profeta Samuel e após sua morte outros trechos foram acrescentados pelos profetas Gade e Natã. Quando da tradução do Antigo Testamento da língua hebraica para o grego (Septuaginta) os rabinos tradutores compreenderam ser necessário dividir a narrativa em duas partes, ficando como está hoje em dia. Os dois livros narram a história do povo de Israel, a história e ações dos reinados de Saul e …
Segunda, 02 Agosto 2021 18:36

SALÁRIO

Escrito por
SALÁRIO "E aconteceu que tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel..., porém Davi ficou em Jerusalém. ” (2 Sm 11.1).   Outrora os dois livros de Samuel se constituíam em um só volume, todavia, por questões de tamanho e conteúdo, foram divididos em duas partes e essa divisão ocorreu quando o Antigo Testamento foi traduzido da língua hebraica para o grego, tradução essa que recebeu o nome de Septuaginta. Grande parte do segundo livro de Samuel está centrado na…
Segunda, 26 Julho 2021 10:41

SOCIEDADES

Escrito por
SOCIEDADES “..porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade?” (2 Co 6.14).   Paulo é o autor de treze cartas, inclusive para a igreja que estava na cidade de Corinto, ele escreveu duas e no Novo Testamento, foi quem mais escreveu. Após sua conversão, ele passou a estabelecer comunidades cristãs no mundo de então, mostrando que o mesmo amor e a graça de Deus que o alcançou, tinha poder para mudar comportamentos e transformar vidas (At 9.1-17). Lutando contra todos os que se opunham contra as boas novas do evangelho, Paulo enfrentou prisões, foi agredido, teve que…
Domingo, 18 Julho 2021 20:47

EMOÇÕES

Escrito por
EMOÇÕES “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1) Conforme os estudiosos e historiadores Salomão, filho de Davi com Bate-Seba escreveu mais de três mil provérbios, abordando diversos assuntos. Dentre esses provérbios, ele escreveu sobre animais, sobre botânica, sobre comportamento humano e sobre relacionamentos pessoais e tantos outros temas (1 Rs 4.29-34).  Muito embora Salomão tenha começado seu governo debaixo das bênçãos de Deus, com humildade e quebrantamento de coração, as narrativas bíblicas demonstram que ele encerrou sua gestão no comando de Israel de maneira totalmente contrária a forma que…
Pagina 1 de 59

PUBLICIDADE